A campanha eleitoral entra na reta final e, a essa altura, alguns movimentos começam a dizer muito mais do que os discursos.
Arthur Henrique, desde o início, não esconde que está fechado com os candidatos do seu partido. Primeiro, apareceu pedindo votos para Nicoletti. Os dois fizeram campanha juntos e deixaram claro o alinhamento. Agora, Arthur também pede votos para Hélio Lopes, deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro que decidiu disputar uma vaga no Senado por Roraima.
E é justamente aí que a história começa a chamar atenção.
Hélio chegou há pouco tempo à política roraimense. Para boa parte da população, ainda é um nome de fora tentando construir uma ligação com um estado que pouco conhece. Sua presença por aqui tem sido marcada, entre outras coisas, pelas orações realizadas em frente ao Palácio do Governo, no Centro Cívico.
Mas Roraima vai muito além do Centro Cívico.
É um estado com problemas históricos na saúde, infraestrutura, energia, geração de emprego, desenvolvimento do interior, situação indígena, garimpo, imigração e tantas outras questões que fazem parte da vida de quem mora aqui.
Por isso, é natural que o eleitor queira saber: o que Hélio Lopes conhece dessa realidade? Quais propostas apresenta para Roraima? E, principalmente, por que decidiu deixar sua base política no Rio de Janeiro para tentar representar os roraimenses no Senado?
Mas talvez nem seja Hélio o personagem que mais chama atenção nessa história.
É Arthur.
Porque política também é feita de memória.
Voltemos alguns anos.
Arthur não nasceu politicamente do tamanho que tem hoje. Houve um tempo em que seu nome ainda era desconhecido por boa parte dos moradores de Boa Vista. Sua trajetória ganhou força ao lado de Teresa Surita, quando foi escolhido para ser vice-prefeito.
Depois, veio um passo ainda maior: ser apresentado como sucessor dela.
E não foi uma escolha que, de imediato, empolgou todo mundo.
Muita gente que confiava em Teresa ainda não conhecia Arthur o suficiente para entregar a ele a Prefeitura de Boa Vista. Foi preciso que ela colocasse seu nome, sua história e seu capital político naquele projeto.
Teresa pediu confiança.
Disse, na prática, aos seus eleitores: “podem confiar nele”.
E eles confiaram.
Arthur venceu, ganhou espaço, construiu sua própria identidade política e, com o passar dos anos, deixou de ser apenas “o vice de Teresa” para se tornar uma das principais lideranças políticas do estado.
É justamente por lembrar de como essa história começou que o cenário atual provoca tanta estranheza em parte de quem acompanhou aquela trajetória.
Hoje, Teresa está na disputa pelo Senado.
É uma candidata que não precisa ser apresentada aos roraimenses. O eleitor pode gostar ou não de sua atuação, concordar ou discordar de suas escolhas políticas, mas conhece sua trajetória e teve a oportunidade de avaliar seus mandatos à frente de Boa Vista.
Mesmo assim, Arthur escolheu direcionar seu apoio a outros nomes.
Do ponto de vista partidário, existe uma explicação: são candidatos do PL, partido de Arthur. Mas política não é feita apenas de siglas. Ela também é construída por relações, confiança, alianças e histórias.
E a história de Arthur e Teresa é longa demais para simplesmente desaparecer em uma eleição.
Talvez seja justamente isso que incomode algumas pessoas.
Não se trata apenas de quem Arthur escolheu apoiar para o Senado. Trata-se de lembrar quem estava ao lado dele quando ainda era necessário convencer o eleitor de que aquele jovem vice poderia assumir a Prefeitura de Boa Vista.
Na política, alianças mudam. Grupos se reorganizam. Interesses partidários criam novos caminhos. Isso faz parte do jogo.
Mas o eleitor também observa.
E lembra.
Ou, pelo menos, deveria lembrar.
Porque antes de decidir quem merece representar Roraima no Senado, talvez valha a pena olhar não apenas para os discursos desta campanha, mas para as histórias que trouxeram cada personagem até aqui.
No fim, a escolha é do eleitor.
Mas fica uma pergunta: se Teresa ajudou a abrir as portas para Arthur quando ele ainda precisava conquistar a confiança dos roraimenses, o que mudou para que, agora, ele prefira pedir votos para outros nomes?